Vidas no Lixo
Ao entrarmos no mundo acadêmico, muitas vezes acabamos por incorrer no erro de nos cerrar sob o revestimento da intelectualidade, nos fechando a realidade ao nosso redor, ou quando muito, a encarando apenas como um objeto de pesquisa, sem criar nenhum tipo de laço com esta. Esquecendo que a história se faz no campo do real, da vivência social cotidiana, esquecendo que o historiador não só estuda a história, com também a vivência.
O documentário Vidas no Lixo nos traz um relato alarmante sobre a realidade social brasileira, onde com uma aguda sensibilidade, a realidade que muitas vezes negligenciamos a lixeira de nosso pensamento, nos é escancarada por meio do relato real da vidas de crianças que reviram o lixo em busca da sobrevivência (e mesmo de alimento). Assim elas falam sobre suas vidas, suas famílias, sonhos, esperanças, o desejo de estudar.
Um bom curta para ser trabalhado em sala de aula, e para nos fazer refletir enquanto sujeitos sociais. Afinal como historiadores e professores de história, nos podemos nos privar do debate e reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Vale à pena conferir o curta, e depois deixe seu comentário.
Postar um comentário