sábado, 16 de janeiro de 2010

I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Históricas (Campina Grande - PB)




Entre os dias 01 a 04 de dezembro de 2009, ocorreu na cidade de Campina Grande na Paraíba, o I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Históricas: Diálogos Interdisciplinares, e apesar dos percalços do caminho (como um "pequeno" desvio na rota que quase nos levou rumo à Tocantins, o desembolso de verba para abastecimento do ônibus para não ficar no meio do caminho e as cansativas quase 14 horas de viagem), o pessoal do "Siará" marcou presença no encontro.

O Seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG teve em seu cerne a problemática referente às fontes documentais, buscando desta forma refletir a cerca dos desafios e possibilidades referentes a esta temática na produção histórica contemporânea.

Durante o encontro nos foi possível discutir a cerca das possibilidades e limitações que as experiências de pesquisa com a utilização de fontes documentais têm imposto ao exercício de historiadores de diferentes locais e instituições de ensino do país visando através deste debate fortalecer as práticas de pesquisa e escrita da história.

Por outro lado, foi também uma oportunidade de ver materializado em presença e voz, autores que conhecíamos somente por suas obras, textos e citações, como nos casos dos conferencistas Jose Carlos Reis, Durval Muniz de Albuquerque Jr. e Ronaldo Vainfas; que através de suas falas deram peso e vigor histórico ao evento. Sendo válido também ressaltar a participação dos alunos da UVA na apresentação de trabalhos durante o evento.


Conferência de abertura com José Carlos Reis



Assim o Seminário foi um momento excepcional para troca de idéias e germinação de outras novas. E através deste contato com as outras pesquisas, e com o conhecimento produzido em outros centros de ensino, permitir a reflexão à cerca de nossas próprias pesquisas e de nossa formação acadêmica. Pois são nestes momentos que percebemos as brechas e deficiências em nossa formação, bem como a consonância de algumas das pesquisas realizadas e conteúdos repassados em nossa universidade com a de outras universidades modelos no país, ecoando assim com a produção histórica contemporânea.

Então a partir das reflexões geradas possamos buscar dar novas dimensões, olhares, e um renovado entusiasmo a nossa formação acadêmica, elaborando novas leituras, repensando o ensino e a pesquisa vigentes em nossa universidade, e compartilhando os frutos deste contato produtivo por nos vivenciados em quatro dias na cidade de Campina Grande na Paraíba. Que aglomerando sujeitos de diferente locais e formações, pode arejar nosso interesse pela história, abrindo janelas para novas possibilidades e deixando entrar ar novo para novos vôos.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.