sexta-feira, 23 de abril de 2010

1 Ano de Pássaro de Minerva


Hoje estamos completando o primeiro aniversário do nosso blog. Um ano de Pássaro de Minerva. Momento para comemorar e agradecer a todos os leitores, seguidores e incentivadores do blog; aquelas pessoas que comentam e que não comentam também; enfim a todos que nos acompanharam neste primeiro ano de vôo do Pássaro.

Essa data é também um momento de reflexão, uma oportunidade de identificar os deslizes e reforçar os acertos, de revisar e rever nossa pequena, porém edificante trajetória. Como em toda jornada, passamos por altos e baixos, momentos de muita produtividade e outros de fadiga; momentos onde começam a se esboçar a possibilidade de disistir, seguidos de momentos, como este agora, onde temos desejo de cada vez voarmos mais longe.

Fazendo uma retrospectiva deste ano transcorrido, lembro-me em particular de um fato que poucos sabem, que eram nossas reuniões na biblioteca ou quando vínhamos em dias que não tinha aula, só pra formular a hipótese do que seria este espaço. Recordar é viver! O pássaro esta vivo. Por mais que os entraves da vida conturbada (de professor, estagiário, pai de família e universitários) nos impeçam de seguir com muitas postagens ou respostas imediatas aos comentários, creio ser de comum acordo que todos que a fazem parte operacional do blog, sentem-se orgulhosos pela repercussão e dirá mais pela proporção com a qual nos deparamos hoje.

E como bons (projetos) de historiadores - ou não - aproveitamos esta data para dar uma olhada no passado, tendo as asas sempre tocando as nuvens do presente, para assim planejar e vislumbrar quais serão os próximos horizontes a buscar em vôos futuros.

Só para relembrar de inicio éramos 4 ou 5, da mesmo ciclo de amigos, posteriormente fomos penetrando, no bom sentido é claro, em outros períodos , em outras Instituições, atraímos pessoas que nem conhecemos; que nunca poderiam imaginar que alguns caras do 5° período  de história (na época) poderiam subsidiar um blog e que este mesmo, conseguiria completar seu primeiro ano de história.

Desta forma, queriamos também aproveitar para agradecer a todos que nos apoiaram deste o início esta empreitada, deste o ninho onde o Pássaro de Minerva começa a tomar corpo, até os nossos primeiros vôos incertos. Agradecer aos professores e colegas de curso que nos deram força e incentivo das mais diversas maneiras, seja cedendo idéias e textos, como o fez o professor Carlos Augusto (a quem somos imensamente gratos);  ou mesmo divulgando, acessendando e seguindo o Pássaro de Minerva. Lendo, comentando e criticando as postagens. Sugerindo, produzindo - como fez o nosso caro colega Thiago Rocha - e indicando textos. 

Pois, para além do mero discurso, este blog definitivamente é um espaço nosso, que ganha contornos e consistência a partir da sua particação. Sintam-se sempre a vontade para sugerir, criticar e elogiar ( só elogios sinceros). Foi através dos comentários e opiniões de vocês, que o blog foi ganhando a forma que tem hoje e conseguindo chegar até aqui - a culpa é toda sua!

Assim, a equipe que faz o Pássaro de Minerva agradece a todos vocês que fazem este blog, e renova o convite para mais um ano de vôo (já usei esta palavra 500 vezes neste post) no fascinante e infindável céu da História.


PS: Não vai ter festa, mas quem quiser mandar presente, fique a vontade!

1 comentários:

Anônimo,  21 de maio de 2010 às 10:43  

Parabéns ao time Pássaro de Minerva!!!

Acompanho a pouco tempo o blog de nosso curso (o NOSSO espaço). Leio todo o conteúdo e comento sempre que posso, pois acho essencial, principalmente para nós, futuros historiadores, nos engajarmos e participarmos desse universo digital.
Só tenho a parabenizar pelo ano que se passou dessa iniciativa bacana, e que beneficia a todos nós!!

Um abraço a todos!!

Marcelo Franco Vieira
Aluno 2º Semestre
Licenciatura em História
Universidade Vale do Acaraú

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.