segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entrevista com Ciro Flamarion Cardoso

"Acho que a superação do “historiador-avestruz” terá a ver com o ressurgimento de um horizonte de discurso portador de esperanças sociais mais amplas do que meras causas parcializadas(...) Um historiador que nada tem a dizer como historiador sobre os maiores debates que atravessam a sua sociedade está escrevendo só para a minoria que o lê." Ciro Flamarion Cardoso

Será que nos enquadramos no perfil de um "historiador-avestruz"? Seria a Nova História Cultural, um modismo entre os historiadores? E a História do Tempo Presente, quais são suas perspectivas e limitações?

Nesta entrevista realizada pelo site Revista História Agora, no ano de 2007, com Ciro Flamarion Cardoso, professor da UFF, o historiador conversa sobre estas questões.
Nela ele fala sobre o estudo e a produção da história nos tempos atuais. Abordando assim temáticas como a especialização em História e seu impacto no campo historiográfico, o uso da internet e de outras mídias, e o papel social do historiador e da academia.

Conhecido por seu trabalho referencia sobre a História Antiga, Ciro Flamarion pondera sobre a disseminação da História Cultural e sobre a História do Tempo Presente. Falando sobre os historiadores, e a configuração daquilo que ele chama de “historiador-avestruz”.

Segue o link abaixo. Vale a pena conferir:
Entrevista com Ciro Flamarion na Revista História Agora

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.