terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Ilha das Flores" - Interdisciplinaridade e mídias na História


Cada vez mais é inegável o diálogo entre a História e as outras áreas do saber (quem foi para o Simpósio da Anpuh, pode ver bem isso), sendo inviável ao historiador se furtar a este diálogo no desenvolvimento de seu ofício.
O saber histórico vem se apropriando de novos suportes para a construção do conhecimento, tanto no âmbito da pesquisa quanto no ensino de história. Neste contexto de novas abordagens e uso de novas fontes, podemos citar o uso do suporte áudio-visual como uma ferramenta de acentuada relevância no contexto da sociedade de forte apelo imagético na qual vivemos (“uma imagem vale mais que mil palavras”).

Desta forma trazemos então, o premiado curta metragem brasileiro Ilha das Flores (1989), que configura-se sobre essa ótica da interdisciplinaridade, podendo ser trabalhado por diversas áreas do conhecimento. O curta fundamenta-se por uma olhar crítico sobre nossa sociedade de consumo e suas implicações, em um exercício de criticidade sobre o estabelecido, do qual o historiador deve se estruturar como representante, buscando observar e problematizar a realidade presente como uma construção, contendo assim sentidos e atores.

Vale apena conferir o curta e também acessar o site do Porta Curtas, que dispõe de um interessante acervo de curtas-metragens brasileiros, além de dispor de espaço com suporte pedagógico e sugestões para o uso dos curtas em sala de aula. Sem mais delongas “curta” o curta, e deixe seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.