quarta-feira, 31 de março de 2010

Nota à Sociedade - SINDIUVA / DCE


"Tem alguma  coisa errada na (nossa) Universidade!"
Em 2009 o SINDIUVA e o DCE representantes docentes e discentes fizeram um esforço desmedido para denunciar a situação de descaso governamental em que se encontra a Universidade Estadual Vale do Acaraú, seja a nível de governança local, seja a nível de governo do Estado.
Chamamos atenção para a falta de democracia na Instituição representada pela escolha em CEPE e CONSUNI, e não pela comunidade acadêmica, do reitor, ao se anunciar o fim de seu mandato, mas também da importância de elegermos os diretores de centros e coordenadores de cursos.
Denunciamos a necessidade de reformulação do Estatuto e do Regimento interno da UeVA, totalmente extemporâneos, únicos no Estado do Ceará e no Brasil pós regime militar, que regulam a escolha de diretores para o serviço público de forma indireta e antidemocrática.
Denunciamos à situação da IES no tocante a carência de professores e técnicos administrativos, o que precariza de modo geral todo o serviço docente oferecido, e, portanto, compromete a formação discente.

Denunciamos a contratação irregular de professores substitutos, que só se justificaria, em substituição a professores em saída para pós – graduação, licença maternidade e doença. Assim como denunciamos as condições salariais dos substitutos que não acompanharam a reposição salarial que os professores efetivos tiveram como saldo positivo das greves que fomos forçados a fazer em 2005 e 2006.
Denunciamos a contratação de “professores colaboradores”, não menos irregular e vergonhosa, por uma fundação ligada a IES, que afronta a comunidade acadêmica, a sociedade e a lei, visto que todos sabem que a contratação para o serviço público só pode se dar por concurso público de provas e títulos.
Porém, as denúncias não param diante do descaso governamental, no tocante a não construção dos RUs, restaurante e residência universitários, o que uma vez feito, diminuiria a condição de espoliação em que se encontra boa parte dos estudantes.
E por fim, vimos denunciar que nossa luta ficou sem resposta, a não ser pela afirmação do governador Sr. Cid Gomes, que assegurou em pronunciamento na UECE, em 2009, “que durante seu governo não faria concurso para professor efetivo”, o que vem se confirmando, porque até agora sabemos de dois concursos públicos confirmados em 2010 para a URCA e UECE, contudo, para professores substitutos, (também foras da lei), sendo que estamos tentando (SINDUECE, SINDURCA e SINDIUVA) uma audiência pública com o governo para renovarmos nossa reivindicação, até agora sem resposta.
Sem contar que semestre passado tivemos uma audiência pública na Assembléia Legislativa sobre estes temas e obtivemos o compromisso de deputados daquela casa em buscar junto ao governo as soluções, também sem respostas.
Perguntamos à comunidade acadêmica, à sociedade que paga seus impostos de forma compulsória para ter garantidos seus direitos, o que fazer?
Acreditamos que chegou o momento de nos unirmos por esta causa. A Universidade não pode fechar e nem pode continuar funcionando de forma precária.

POR CONCURSO PÚBLICO IMEDIATO PARA PROFESSORES E TECNICOS ADMINISTRATIVOS. PELA EQUIPARAÇÃO SALARIAL DOS SUBSTITUTOS. PELA DEMOCRACIA E FIM DO AUTORITARISMO.

SINDIUVA SEÇÃO SINDICAL DO ANDES SINDICATO NACIONAL
FILIADO A CONLUTAS.
DCE – DIRETORIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.