terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eleições para reitor da UVA ?!

Qual não foi a surpresa ao ir fazer minha matricula e dar de cara com esta "notícia" no site da UVA: Candidatos a Reitor são escolhidos por Conselhos Superiores da UVA (14/01/2010).
Este tipo de  "informações" propositalmente não são divulgadas para os alunos, então, gostariamos de reproduzir aqui esta baboseira "notícia", para que possam  tirar suas próprias conclusões.
O texto é tão evidente naquilo que ele pretende esconder e fantasiar, que não necessita de maiores comentários. Sem mais delongas segue o texto na integra:

Notícias - Candidatos a Reitor são escolhidos por Conselhos Superiores da UVA

Em Sessão Extraordinária do Colégio Eleitoral Especial da UVA, formado pelos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Diretor (CONDIR), foi realizada a votação para a escolha dos candidatos ao cargo de Reitor da Universidade. A eleição aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, no Salão de Atos da Reitoria, no campus da Betânia.
Com 73 votos favoráveis, foi eleita a única chapa inscrita, composta pelos professores Antonio Colaço Martins, Maria Palmira Soares de Mesquita e Fabianno Cavalcante de Carvalho. Os nomes dos candidatos, que constituem a Lista Tríplice, serão encaminhados para a apreciação do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, que nomeará o novo Reitor da Universidade, para o mandato de 4 anos.
Na votação, dos 99 membros dos Conselhos Superiores da UVA com direito a voto, participaram 80 votantes. A Comissão Eleitoral Especial, presidida pelo Procurador Jurídico da UVA, Emmanuel Pinto Carneiro, apurou, ainda, três votos contrários, dois em branco e dois votos nulos.
“Nós utilizamos a democracia representativa por meio dos Colegiados, que possuem representantes de todas as categorias da UVA. Representantes, estes, livremente escolhidos pela comunidade a que eles representam. Os Colegiados estavam presentes e fizeram uma votação muito consciente. O processo eleitoral, sob o ponto de vista processual, ocorreu muito bem; sob o ponto de vista jurídico, foi muito seguro; e sob o ponto de vista administrativo, os dois colegas que formam a Chapa comigo estão altamente qualificados para assumir qualquer cargo de direção” (grifo nosso), explica o Reitor da UVA, Professor Antonio Colaço, sobre o processo eleitoral.
Para concorrer à eleição, os candidatos teriam que formar chapas constituídas, cada uma, por três nomes. Como apenas uma chapa foi inscrita, os membros do CONSUNI, CEPE e CONDIR tiveram que votar a favor ou contra os nomes propostos para compor a Lista Tríplice.

Agora gostariamos de propor algumas indagações, partindo do presuposto que ninguém aqui acredita em Papai Noel  informação imparcial: 

- Por que será que este reunião ("sessão extraordinária") aconteceu justamente no periodo de férias dos discentes da UVA?
- Por que cargas d'água  esta reunião e esta votação - "muito consciente" nas palavras do Senhor reitor - teve como resultado a formação de uma única chapa?
- Quantos destes "representantes" - "livremente escolhidos" , segundo o reitor - presentes nesta reunião  você conhece ou sabe quem é?
- Por que será que a chapa única só tem presente os que já estão no poder?
- Na sua opinião qual seria o interesse e comprometimento do atual governador com a educação do nosso Estado, se ele estava defecando e andando pouco interessado, com a greve dos professores do Estado, bem como para a paralisando das Universidades Estaduais?
- Será que a decisão tomada por estes nossos pretensos representantes, representou efetivamente sua vontade enquanto estudante desta Universidade?

Nós do Pássaro de Minerva, daremos um saco de Maria Maluca e um quebra queixo, para quem adivinhar os imprevisíveis resultados desta eleição!

Fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários. 

  ©Template by Dicas Blogger.