domingo, 24 de maio de 2009

Nos Ombros de Gigantes (2)


"A história é a matéria-prima para todas as ideologias.É vital o historiador lutar contra a mentira. O historiador não pode inventar nada, e sim revelar o passado que controla o presenta às ocultas". Eric Hobsbawm

Dando continuidade a sessão "Nos Ombros de Gigantes", que se propõe a ser semanal, temos nesta semana a frase do famigerado Eric Hobsbawm. Sugestão de frase do nosso amigo Elmer Vieira, que sempre esteve presente dando apoio, desde os momento iniciais de idealização deste blog.
Mande você também suas sugestões. Nos ajude a construir este espaço e a fomentar as discussões e debates. Sua participação é imprescindível para o Pássaro de Minerva.

2 comentários:

Edilberto Florencio 27 de maio de 2009 às 17:33  

Este imagem do Hobsbawm pegando no óculos, faz referência aos idealizadores deste blog, que agora estão todos usando óculos, mesmo que esporadicamente(como é o meu caso).
Fazer o que, né?!Pelo menos dá um ar de intelectualidade e de seriedade(deveria né?!).

T. 18 de janeiro de 2010 às 18:25  

Acredito que mesmo sendo de correntes diferentes (e como preferem uns, antagônicas), as duas frases de abertura desse blog são de alta compreensão da realidade histórica.
Hoje prefiro o pensamento do grande literário Eric J. Hobsbawm, mas de forma alguma ignoro o de Foucault... Acho que até podem complementar-se, já que, dar uma lógica a história ignorando as relações de poder ou as "matematizando" acaba destorcendo a realidade, e consequentemente a verdade.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.