sexta-feira, 8 de maio de 2009

Porque “Pássaro de Minerva”?

Minerva, História e Tempo (1700), de Francesco Solimena.

“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar”. Friedrich Nietzsche


Algumas pessoas têm nos perguntado o porquê do blog se chamar “Pássaro de Minerva”, ou mesmo o que seria este pássaro de minerva.
Pois bem. Minerva é designação romana da deusa da sabedoria, mas conhecida entre nós como Atena. E uma das figuras simbolicamente ligadas à deusa minerva na mitologia, é a coruja, constantemente presente nas imagens que retratam a deusa. Contudo, esta alegoria, sobre o pássaro da deusa minerva, foi consagrada por meio da frase de Hegel: “A coruja de Minerva alça seu vôo somente com o início do crepúsculo”.
Até ai tudo bem! Mas o que isso tem a ver com a história?
A idéia de intitular o blog com este nome surge por meio de uma simbologia usada no capítulo introdutório da obra As identidades do Brasil: de Varnhagem a FHC, do historiador brasileiro José Carlos Reis; obra que nos foi apresentado na disciplina de Historiografia Brasileira, pelo professor Carlos Augusto P. Santos
José Carlos Reis, ao explanar sobre o ofício do historiador usa esta metáfora, para ilustrar o exercício reflexivo presente no estudo da história e a relação entre passado-presente, em sentido de mútua influência. Assim o autor pontua:

“... o historiador é também um ‘pássaro de minerva’: passa a noite reexaminando o dia. Por outro lado, não tem certeza de que pode conhecer o passado-dia, pois a noite-presente em que ele está é o lugar do sonho. (...) É do alto da montanha, é dos ombros do gigante-tempo, que se contempla um horizonte mais amplo. Na verdade é de madrugada, tarde da noite, que o dia anterior é melhor pensado e organizado e também imaginado!”

O historiador assim como o faz a coruja, deve ter visão periférica, ver para além de seus horizontes, deve buscar na escuridão esclarecer as lacunas deixadas no tempo, sem temer a incerteza da jornada, deve ter sempre os olhos perspicazes para problematizar o mundo e os indivíduos.
É dever do historiador, saber que a liberdade de pensar é tão sublime quanto o vôo alçado nas maiores altitudes. “O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se.” E é inegável o poder transformador da história, e quem se deixa fascinar no seu estudo, sabe disso.
E foi pautando-se nesta simbologia, que pusemos este nome ao blog (e que nossa musa clio, não fique enciumada) . No entanto, este título não se encontra definido, estamos abertos a sugestões, não só no que diz respeito ao nome do blog, mas a qualquer outra espécie de critica ou sugestão.
Assim, faça seu cadastro no blog, poste, comente, divulgue, sugira, critique, exponha suas idéias. Esta é impulso necessário ao vôo deste pássaro. Entre em contato conosco, sua participação é a essência desta empreitada.

passarosdeminerva@hotmail.com

13 comentários:

ELIANE 9 de maio de 2009 às 16:22  

eu tenho uma sugestão: NÃO mude o nome do blog!!!

Unknown 13 de maio de 2009 às 19:38  

Vocês que idealizaram o blog estão de fato de parabéns foi uma otima iniciativa.Gostei muito

Unknown 13 de maio de 2009 às 19:40  

Estão de parabens gostei muito do blog é uma iniciativa belíssima que visa uma maior aproximação entre os estudantes do curso de História e uma maior interação com o curso também.

Unknown 14 de maio de 2009 às 08:32  

Eliane,
abraço de suas alunas do 3ºano A
Juliana,Thamires,Bruna e Estephany

Anônimo,  14 de maio de 2009 às 10:13  

Durkheim diz que a sociedade deve ser vivida em colotivo, precisa ser socializada. E nada melhor do que usarmos o avanço da tecnologia ao longo da historia para manter essa socialização. Grande ideia a criação do blog, a idealização do espaço para trocas de opiniões.

Quimikeiro 14 de maio de 2009 às 12:07  

Bela iniciativa, quero parabenizar os idealizadores do blog como também me disponibilizar a participar postando ou enviando aos administrados, assuntos que poderemos tratar virtualmente.

Anônimo,  20 de junho de 2009 às 22:45  

muito legal mesmo, História, uma ciência humana muito interessante, capaz de mudar a vida de qualquer um...

Iúri 6 de agosto de 2009 às 12:59  

Muito interessante mesmo esse post. Quando entrei pela primeira vez no blog, perguntei-me sobre a origem do nome. Agora eu entendi, hehehe.

Ótimo blog, parabéns!
E que continues a voar alto, buscando cada vez mais sabedoria.

Abraço.

Unknown 25 de agosto de 2009 às 14:29  

Olá meninos gostei muito do blog foi uma iniciativa maravilhosa,nos aproxima mais do universo historiografico e que tal disponibilizarem um espaço pra a historia e o patrimonio historico.

Sulyane,  30 de agosto de 2009 às 10:20  

Adorei o blog...

Vcs estão de parabens!!!!

Anônimo,  20 de setembro de 2009 às 20:41  

Adoreiiiiiiiii Sempre use a mensagem no meu msn (nick) Pássaro de Minerval e muitos pergunta o que significa.

Ameiiiiiiiiiiii Parabéns

Anônimo,  5 de fevereiro de 2010 às 10:10  

É MUITO VÁLIDA A IDÉIA DE ESTAREM DIFUNDINDO UMA HISTÓRIA VISTA SOB A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE.PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!!!

Anônimo,  21 de fevereiro de 2010 às 19:21  

Olá boa noite.
Ei meninos q tal divulgarem alguma coisa sobre a ANPUH regional na URCA?

Claudiana

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.